News
2021-04-13

Cerimónia de apresentação e de colocação da primeira pedra do novo laboratório de referência em materiais avançados sustentáveis NANOVA

Cerimónia de apresentação e de colocação da primeira pedra do novo laboratório de referência em materiais avançados sustentáveis NANOVA

Decorreu durante a manhã de 14 de abril, a cerimónia de apresentação e de colocação da primeira pedra do novo laboratório de referência em materiais avançados sustentáveis, o NANOVA.

O evento contou com a presença do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, da Presidente da CCDRLVT, Teresa Almeida, da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, do Reitor da NOVA, João Sàágua e do Diretor da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado. Elvira Fortunato e Rodrigo Martins, ambos professores do Departamento de Ciência dos Materiais e investigadores do CENIMAT | I3N, foram os anfitriões.

A criação do novo laboratório, que contará com equipamentos tecnológicos de ponta, visa reforçar a capacidade de investigação na área dos materiais, com impacto na transferência de tecnologia para diversos setores industriais a nível regional, nacional e internacional.

Dado a ser uma infraestrutura de vanguarda e excelência, o NANOVA recorre a financiamento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT).

Professor Elvira Fortunato considera a criação do novo laboratório um passo muito importante, e apela o apoio de todos, conforme o seu discurso.

"Já dizia o provérbio se quiseres ir depressa vai sozinho , se quiseres chegar longe vai acompanhado.

Para isso, para este passo tão importante, claro que esperamos contar com o apoio de todos vós, nomeadamente dos que pensam e planeiam o nosso futuro, desde o poder político, incluindo o poder regional, às indústrias e colegas aqui presentes."

Na imprensa: 

A primeira pedra do novo laboratório de Elvira Fortunato (TSF)

Laboratório de Elvira Fortunato que trabalha à escala nanométrica vai ser ampliado (Expresso)

Apesar de trabalhar à escala nanométrica, o laboratório de Elvira Fortunato precisa de espaço e vai crescer para um novo edifício (Sapo)

Laboratório de escala nanométrica de Elvira Fortunato será ampliado (Notícias ao Minuto)

Laboratório de Elvira Fortunato que trabalha à escala nanométrica vai ser ampliado (Observador)

Ampliação de laboratório de nanomateriais de Elvira Fortunato é apresentada hoje (Correio do Ribatejo)

Laboratório de Elvira Fortunato que trabalha à escala nanométrica vai ser ampliado (O MIRANTE)

 

 As fotos da cerimónia disponíveis aqui 

cerimónia